OR-VLD-Implantacao-Venda-Final-940x636

Masterplan Vila da Mata Residencial
São Roque. SP
*Construído

Table
Arquitetura: Atelier O’Reilly Architecture & Partners
Cliente: Grupo Villa Rossa e Associados
Site: www.viladamata.com.br

 

O projeto de criação de um novo destino, na região de São Roque. Vila da Mata Residencial foi uma grande oportunidade para propor um modelo de desenvolvimento urbano inovador que poderá tornar-se uma referência de empreendimento sustentável. O objetivo do Masterplan é obter uma definição da proposta do projeto global, em todos os aspectos significativos, implantação, programa, arquitetura, urbanização e paisagem, que permita a compreensão do produto final e sua apresentação pública. O Masterplan se estrutura com um guia para o projeto relacionando os conceitos e tipos de ações que permitirão a aplicação das soluções já definidas para o conjunto da comunidade criada, preservando sempre a manutenção da coerência, unidade e identidade do produto em sinergia com o entorno.

Foram previstas para o projeto diversas estratégias sustentáveis para reduzir significativamente o impacto ambiental na região: Iluminação Pública com energia limpa. Fotovoltaica e não contaminação lumínica; Captação da água da chuva para irrigação do campo de golf; Projeto paisagístico com plantas nativas; Corredores para mobilidade da fauna; Valetas Biológicas; Living Machines; Ciclovia para mobilidade interna.

Arquitetura bioclimática que garante o conforto térmico nos edifícios, materiais não tóxicos na construção dos edifícios, utilização de materiais reciclados, qualidade interna de ar; melhor qualidade de vida com a construção de praças temáticas de uso da população local. O loteamento inclui áreas de lazer aos moradores que também foram estruturados atendendo um dos tripés da sustentabilidade . social. Campo de golf, Clube Social, Portal de Entrada, Ciclovia interna e periférica, além de conter quadras de tênis, piscinas, sauna, academia, vestiários, sala de festas e um bar bistrô. Tudo isso sustentado por captação de energia fotovoltaica e a captação de água para reutilização em diversos pontos. Confiram o site para maiores esclarecimentos das estratégias sustentáveis utilizadas.

PROJETO URBANO BIOCLIMÁTICO

Estudo do clima do local para desenho dos lotes com melhor aproveitamento dos recursos naturais, como insolação, ventos e umidade relativa do ar.


ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS ADOTADAS NO PROJETO VILA DA MATA GOLF RESIDENCIAL

teste ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM ENERGIA LIMPA Postes de energia fotovoltaica que transformam diretamente a radiação solar em eletricidade.
Lâmpadas Led fotossensíveis com autonomia de 12 horas e 25 anos de vida útil.
NÃO CONTAMINAÇÃO LUMÍNICA Desenho de luminárias que favorecem a eficiência energética, com foco em direção às vias públicas, reduzindo a contaminação lumínica e preservando a fauna local.

PAVIMENTAÇÃO Via rodada, ciclovia, calçada e estacionamento com pavimento intertravado, que mantém a permeabilidade do solo. CICLOVIA Integra o público ao entorno, além de proporcionar um espaço para o exercício físico e o convívio social.

LIVING MACHINES Tanques repletos de plantas e raízes que realizam a filtragem das águas de uso doméstico, removendo suas impurezas e devolvendo-as ao solo sem provocar a contaminação do aquífero. CORREDORES DE MOBILIDADE DA FAUNA Corredor de conexão que facilita a passagem de animais sob a estrada, entre as zonas de vegetação, sem risco de atropelamentos.

PAISAGISMO COM PLANTAS NATIVAS O paisagismo da Vila da Mata é composto por plantas nativas para preservar o bioma local e reduzir a manutenção e o consumo de água para a irrigação. Conta também com praças temáticas, como a Praça da Mata Atlântica, a Praça do Labirinto, a Praça da Meditação e a Praça das Águas, além de rotatórias com mandalas de espécies da região. VALETAS BIOLÓGICAS Valas com plantas da região que ajudam a manter a biodiversidade natural e o equilíbrio ecológico. Exemplo: sapos que habitam as valetas se alimentam de mosquitos, reduzindo a incidência nas casas.

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA PARA IRRIGAÇÃO DO GOLF DA MATA Utilização da topografia do terreno e das linhas de drenagem natural para a criação de lagos de acumulação que possibilitam a irrigação do campo de golfe. MATERIAIS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO Utilização de materiais que consomem menos energia, materiais reciclados e materiais naturais naturais certificados da região.

ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA Estudo dos ventos e da insolação para tornar os ambientes mais arejados nos dias de calor e mais aquecidos nos dias de inverno, utilização de materiais locais e reciclados, e reaproveitamento de água da chuva para a irrigação das paredes verdes e floreiras.

 

One Response to “Masterplan Vila da Mata Residencial
São Roque. SP
*Construído”
  1. Rodrigo Garcia
    08.29.2015

    gostaria de receber mais informações !


Leave a Reply


Projetos

 

0-CAPA---Foto-Luciano-Spinelli
capa
CAPA
VISTA-GERAL-NOITE
unspecified
VISTAPISCINA
IMG5CAPA
MARZAG_O
CAPA
V01
ARL-HDD-V01-R07
KEKLIGIAN